Pesquisa:

[NOTICIA]

Links para as questões da auto-avaliação [postados em 28/11/2008] estão estão novamente disponíveis

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Embriologia




Como não tivemos embriologia, resolvi colocar esse breve, muito breve resumo sobre o assunto aqui no blog, certamente será útil. Se tiver comentários, eu enriqueço-o. Aproveitem!


ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

  • Múltiplicação Celular - inicia-se logo após a fertilização de maneira rápida mas organizada. Esse processo se dá ao longo da vida, porém de maneira diminuida na fase adulta (crescimento finalizado)
  • Diferenciação Celular - além do aumento de número de células, elas sofrem diferenciação nesse processo, é um processo de especialização celular.
  • Morfogênese - trata-se da formação diferenciada dos tecidos e órgão, é dada através da diferenciação e multiplicação celular
ESTÁGIOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
  • Clivagens - durante esse estágio (divisões celulares imediatadas à fecundação) o embrião não cresce; o citoplasma do ovo vai sendo repartido entre as células resultantes da divisão. elas podem ser holoblásticas (do grego holos, total) ou merobláticas (do grego meros, parte). O tipo de clivagem está relacionado com a quantidade de vitelo presente no ovo. em geral, ovos ppobres em vitelo têm clivagem holoblástica.

  • Mórula e Blástula - é uma bola maciça de células das primeiras clivagens. O acúmulo de líquido entre as cpelulas embrionárias produz uma cavidade no interior do embrião, a blastocela (estágio denominado de blástula)

  • Gastrulação - é a fase de gástrula, que procede a blástula. Nesse momento, as células do embrião movimentam-se ativamente, o que leva ao desaparecimento da blastocela e à formação da gastrocela ou intestino primitivo. As células embrionárias formam 3 folhetos germinativos denominados ectoderma, endoderma e mesoderma.

  • Organogênese - é o processo de formação de órgão e tecidos no embrião.
  1. ectoderma, recobre o embrião externamente e origina a epiderme, sistema nervoso e órgãos sensitivos.
  2. endoderma, camada celular que reveste a gástrula formará o fígado, pâncreas e pulmões.
  3. mesoderma, camada que fica entre o ecto e mesoderma dará origem à derme, ossos e cartilagens, músculos, sistema excretor, sistema circulatório e reprodutor.
  • Desenvolvimento dos dentes - Os ameloblastos derivam do ectoderma, os odontoblastos derivam da crista neural e os cementócitos derivam do mesênquima.


Em breve escreverei sobre a odontogênese e como funcionam as células dentais (odontoblastos, cementócitos, ameloblastos) de maneira mais detalhada. Além de LINDO, entender e saber os processos facilita e muito a compreensão das técnicas operatórias clínicas, e uso de medicamentos - endodontia fica um tesão, vai por mim!

Nenhum comentário: